Observando uma criança adquirindo linguagem, eu percebi, novamente,que nomear coisas as desmitifica. (Mary Casey)

Partilhar com outros nossos medos de começar um novo trabalho, terminar um relacionamento, começar terapia, ou mesmo começar novas amizades nos ajudará a manter o medo em perspectiva. Medos que não são discutidos tem um jeito de crescer e sobrepujar nossas vidas. Com o tempo nós descobrimos que por causa de nossa vergonha de ter medo, nós temos nos isolado a nós mesmo da própria pessoa que pode nos ajudar.

Todos nós temos medo em algum momento. Nossos medos, porém, podem ser controlados se eu usar as ferramentas encontradas no Celebrando a Recuperação. Padrinho, amigos e reuniões são os canais para nossa libertação do medo. Nomear os medos alivia seu controle sobre nós. E igualmente importante, nós descobrimos que outros entendem nosso medo, pois eles tem experimentado alguma coisa muito similar. Nós não somos os únicos. Esse conhecimento torna mais fácil revelar outro medo, em outro dia.

Talvez o melhor presente que eu posso dar a outra pessoa é falar com ela sobre alguma coisa que eu tema. Nomear o medo me ajudará. Partilhá-lo irá ajudá-la por causa do vínsulo que viveremos.