Negação

É o mecanismo pelo qual uma pessoa se defende de um comportamento que lhe causa muita culpa e vergonha. Negação é a rejeição do comportamento, a insistência de que o ato praticado não é verdadeiro, apesar da devastadora evidência de sua realidade.

A negação não é apenas não ver a realidade. É não ver que não a vê, é não perceber que não a percebe.

A negação mantém e agrava a adicção, evitando que as evidências e conseqüências do ato abusivo atinjam o adicto, criando com isso as condições de mudança.

Entender a negação é importante, pois permite o abandono ou reversão das formas de negação, atitudes essenciais para a recuperação.

Alguns tipos de negação

  1. Mentira: “não, eu não bebo, só tomei uns golinhos”. “não joguei nada, hoje”, “estava pesquisando na internet, e apareceu aquela página...” Em alguns casos, reconhece-se o comportamento, mas sua natureza problemática é negada: “qual o problema de um golinho?” “meu problema é com a cocaína, não com a cerveja”, “só joguei um pouco de dinheiro”.


  2. Irresponsabilidade: a pessoa adicta não assume sua responsabilidade pessoal no ato compulsivo. Culpa outros, minimiza sua importância, justifica seus atos. “Veja o que o álcool me fez”. O álcool não faz nada a ninguém. É a pessoa que faz algo porque bebeu.


  3. Negação do impacto: evita pensar ou compreender os danos causados a si e a outros.


  4. Negação de consciência: “estava fora de mim”, “nem vi o que aconteceu”, “não sei como isso aconteceu”.


  5. Negação da negação: nega que está negando. Essa forma de negação se sobrepõe a todas as outras. Tanto o comportamento é negado como é dada uma explanação distorcida de suas causas. “Não, eu não bebi”. “Não conseguia dormir, então usei comprimidos”. “tive um dia difícil e estava nervoso”.

4 características da negação

  1. É amplamente inconsciente


  2. Protege a opção pelo comportamento adictivo


  3. Evita que o sentimento de impotência e desespero sejam experimentados


  4. Evita que um senso frágil de personalidade seja esmagado pela realidade

A Negação na família.

Membros da família também negam. Costumam adotar comportamentos de segredos na expectativa de controlar a situação disfuncional, como se o que está escondido não existisse e não precisasse ser discutido. O silêncio é regra de ouro: “não falar, não sentir, não confiar”.


A negação costuma ser mantida pelo silêncio:

  • Todos os membros da família se retraem emocionalmente uns dos outros.


  • Raiva torna-se violência, tristeza, tristeza em cólera, o medo em fúria, o desespero numa profunda necessidade de controle.


  • Sentimentos reais permanecem escondidos e não expressos.

Como lidar com a negação

  • Admitir que o problema existe e que temos negado isso.


  • Assumir responsabilidade pela exposição da negação.


  • Facilitar o conhecimento das informações a respeito da adicção.


  • Decidir procurar ajuda e desenvolver e praticar atitudes diferentes.