Missão em Chapada dos Guimarães


De 28 a 30 de junho de 2007, participamos da 1.a Conferência de Alcoolismo entre os Indígenas em Chapada dos Guimarães, MT. O encontro foi realizado no Seminário Teológico Indígena.

O objetivo era estudar como promover a prevenção e recuperação de alcoolismo. A Conferência despertou grande interesse de várias tribos. Os indígenas estão preocupados com o grande problema que o alcoolismo representa para eles.

Um programa chamado "Festejando a Libertação" foi apresentado aos indígenas. É uma adaptação do programa do Celebrando a Recuperação, feita para atender a cultura indígena.

São 7 Passos;
  1. Decepção e Destruição
    O álcool e o inimigo. Satanás usa disso para nos destruir e causar infelicidade para nós e para aqueles que nos rodeiam.
  2. O Libertador
    Deus nos ama e tem poder para nos libertar
  3. O momento da decisão
    Começamos a nos libertar quando nos entregamos a Deus e passamos a obedecer sua palavra dia após dia.
  4. A vitória diária
    Conseguimos ter vitória sobre a tentação quando com humildade, oramos e continuamos obedecendo à Palavra de Deus cada dia no poder do Espírito Santo.
  5. A reconstrução de nossas vidas
    Diariamente devemos examinar nossos corações, confessar nossos pecados e pedir a Deus que nos liberte
  6. O grupo de recuperação
    Reunir-nos para compartilhar nossos problemas e vitórias com outros que têm a mesma luta nos une e nos ajuda a crescer juntos.
  7. Dando a mão
    Como parte da nossa libertação, ajudamos os que estão sofrendo por causa do álcool.
Os Sete Passos são acompanhados de gravuras e histórias bíblicas que ajudam a compreensão clara dos conceitos. Desta forma, os indígenas conseguem entender melhor o Programa.

Nossa participação foi incentivar os índios a trabalharem juntos em grupo de ajuda mútua, a exemplo do Celebrando a Recuperação.

O Programa "Festejando a libertação" teve grande influência do Dr.Paul Seale, médico americano que introduziu o mesmo programa na Venezuela. Ele veio ao Brasil para desenvolver o mesmo trabalho entre nós.