É certo usar critérios terapêuticos seculares?


  • A base do Celebrando a Recuperação são as Escrituras Sagradas. Descartamos quaisquer princípios ou filosofias que contradigam a Palavra de Deus ou que remova de uma pessoa seu senso de responsabilidade por suas próprias ações. Sem isso o primeiro passo real em direção à sobriedade não pode ser dado – arrependimento e purificação do pecado na Cruz de Cristo. A Bíblia é perfeitamente clara quanto ao fato de que mudanças reais e permanentes podem apenas ocorrer quando uma pessoa experimenta arrependimento verdadeiro.


  • As conclusões de um terapeuta ou conselheiro não-cristão freqüentemente refletem uma visão de mundo sem Deus. A Bíblia declara que o que não tem Deus não tem esperança neste mundo. (Efésios 2:12) Alguém sem esperança não instilará esperança no outro. Apesar desse dilema, não devemos rejeitar o conjunto do conhecimento real sobre dependências e abordagens bem sucedidas de tratamento que sejam acessíveis e úteis para nós como conselheiros cristãos.


  • Muitos dos métodos seculares bem sucedidos em conduzir o dependente à recuperação têm suas origens na Palavra de Deus. (Um dos melhores diagnósticos de alcoolismo está em Provérbios 23:29-35). Eles têm redescoberto alguns princípios espirituais profundos quase perdidos hoje: o poder de relacionamentos responsáveis, a natureza restauradora da partilha profunda e íntima entre pessoas em recuperação, a indisputável conexão entre honestidade rigorosa e espiritualidade verdadeira. (2 Cor. 1:3-7). Devemos ser hábeis em discernir, com a ajuda do Espírito Santo, que aspectos desse campo de conhecimento nós podemos integrar em nossos programas de recuperação sem comprometer a verdade revelada. Cremos que devemos usar o que é bom e descartar o que não serve. (1ª Tessalonicenses 5:21)