Diretrizes do Pequeno Grupo

As Diretrizes do Pequeno Grupo são o cerne de nossas reuniões, pois garantem que sejam seguras e produtivas para todos. Aplicar as diretrizes é de inteira responsabilidade do líder do grupo. Elas são lidas e explicadas ao grupo a cada reunião, tornando essas diretrizes uma parte natural e funcional dos membros do grupo, mantendo sua consistência. As diretrizes são especiais e importantes para o grupo em ajudar cada membro a desenvolver habilidades efetivas de audição e comunicação.
Segue abaixo uma versão explicativa das diretrizes do Celebrando a Recuperação:

1. Mantenha seu testemunho focado em seus próprios pensamentos e sentimentos. Limite seu tempo de compartilhamento entre 3 a 5 minutos

Estas duas diretrizes são muito importantes. Dar ênfase a seus próprios pensamentos e sentimentos manterá seus compartilhamentos curtos, eliminando conversas cruzadas e evitando que a pessoa “viaje” pelos problemas de outras pessoas ou de tópicos não relacionados ao grupo. A partilha deve durar de três a cinco minutos. É muito frustrante para os outros do grupo perder uma oportunidade de compartilhar porque alguém falou por 10 minutos ou mais. O líder controlará o tempo de início e fim da reunião e do início e fim das partilhas. Assim, se alguém ultrapassar o seu tempo, saberá que receberão um sinal para parar e ninguém terá problemas sentindo-se isolado.

2. Não há conversa paralela. Conversa paralela é o que acontece quando dois indivíduos se engajam numa conversa e excluem todos os outros. Cada pessoa é livre para expressar seus sentimentos sem interrupções.

A conversa paralela também pode ser identificada como alguém dizendo: “eu me identifico com você por que...” ou “eu não me identifico com você por que...”, comentários, risadas, perguntas, etc... O líder controlará as partilhas promovendo sua boa continuação. Ninguém se sentirá ofendido, pois desde o começo as regras foram estabelecidas.

3. Estamos aqui para dar apoio uns aos outros, não para “consertar” o outro.

Todos nós temos intenções maravilhosas, e pensamos que iremos ajudar a pessoa compartilhando a sabedoria que temos adquirido por estar neste fabuloso programa. Como nem todos estão preparados emocionalmente para ouvir ou entender, evitamos querer “consertar” o parceiro. Ninguém oferece conselho para os problemas que alguém partilhou, ou citar um texto da Bíblia, indicar livros, oferecer referências de aconselhamento, sem ter sido solicitado a fazê-lo.

4. Anonimato e confidencialidade são requisitos básicos. O que é compartilhado no grupo fica no grupo.

Ninguém tem o direito de comentar com outros o que foi compartilhado no grupo. Muitos chegam ao Celebrando a Recuperação porque nunca foram capazes de contar “um segredo”. Todos precisam ter a garantia de que este é um lugar seguro para fazê-lo. Assim, o que se ouve no grupo, fica no grupo.

5. Não existe lugar para linguajar ofensivo em um grupo de recuperação centrado em Cristo.

Muitos de nós crescemos ouvindo e/ou usando linguagem ofensiva. Isto pode ser um doloroso gatilho para os membros de nosso grupo. Alguns foram duramente feridos por palavras inconvenientes e pesadas. Para que nossa recuperação seja consistente, não usaremos linguagem obscena e iremos ser diligentes em enfatizar o cumprimento desta diretriz para proteger os membros de nosso grupo.

O mesmo vale quanto aos detalhes das experiências partilhadas. Devem ser sumariamente evitados. Não estamos interessados nos detalhes do que alguém fez, mas no significado disso em sua vida. Aplicando estas regras no grupo aprendemos a vivê-las em nosso dia a dia.