Distorções cognitivas e a família funcional

Nem todas as famílias enfrentam questões envolvendo grandes conflitos. Algumas famílias não experimentam um conflito abertamente. As crianças podem aceitar os valores de seus pais, e ainda, permanecer independentes e ativos. Então, é importante evitar a rotulação de que todos os adolescentes agem em confronto em sua busca pela independência.

Leia Mais...

Distorções cognitivas têm um grande impacto nos relacionamentos de pais e adolescentes de muitas maneiras. Essas distorções podem ajudar a estabelecer posições rígidas que aumentam o comportamento mal adaptado, a raiva gerada por atribuições negativas, ou pensamento ilógico, que geralmente escalam em hostilidade entre os membros da família. Há oito temas que descrevem este fenômeno:

1. Perfeccionismo - os pais esperam que seus filhos se comportem sem falha nenhuma. Ao mesmo tempo, os adolescentes vêem os pais como tendo sempre a resposta correta.

2. Ruinação - a crença de que se o adolescente se envolver num comportamento mal adaptado, sempre haverá conseqüências catastróficas; não apenas a vida dos adolescentes será arruinada, mas também as vidas de outros membros da família. Da perspectiva do adolescente, são as restrições impostas pelos pais que arruinarão a sua vida.

3. Justiça - a crença pelo adolescente de que seus pais devem tratá-lo justamente e que a vida deve ser justa para todo mundo.

4. Amor e a aprovação - baseia-se no conceito que ninguém deveria ter segredos e que todo mundo deveria sempre aprovar o comportamento dos outros. Se você falha em confiar, está em falta com o amor ao outro ser humano.

5. Obediência - a crença dos pais que não importa o que eles digam ou façam, os adolescentes devem aceitar isso sem questionamentos.

6. Auto-acusação - o adolescente e seus pais se recusam a aceitar censura por seus próprios erros, em vez disso acreditam que se o outro tivesse uma informação melhor ou tivesse agido de forma diferente, o erro não teria acontecido.

7. Intento malicioso - a visão de que se uma pessoa se comporta mal,isso é feito deliberadamente para ferir outros membros da família. A crítica e o retorno construtivo são vistos como agressivos.

8. Autonomia - a crença dos adolescentes que eles deveriam ser capazes de fazer o que desejarem sem qualquer restrição à sua decisão

Os conselheiros devem reconhecer que essas comissões servem a um propósito em algumas famílias não saudáveis. Elas podem providenciar um senso de equilíbrio e ajudam a família a evitar intimidade. Essas distorções podem mesmo de ser vistas como úteis em melhorar a uma qualidade particularmente negativa.

Conclusões

Durante a adolescência dos filhos, a tomada de decisão pelos pais torna-se mesmo mais difícil devido à complexidade tais questões como disciplinas, freqüência escolar, intimidade. O adolescente solicita constantemente mudanças nas regras, e nesse processo os pais podem discordar um dos outros. Adolescentes são hábeis em reconhecer esta ambivalência e podem jogar um pai contra o outro. Desacordo entre os pais não é incomum, mas quando eles são incapazes de resolver um conflito, o desacordo pode levar um comportamento não adaptado pelo adolescente.

Muitos dos problemas vistos em famílias disfuncionais com adolescentes também ocorrem famílias normais; no entanto, o índice de disfunção é muito maior em famílias que têm métodos mal adaptados de resolução de problemas. De fato, em muitas famílias disfuncionais questões relacionadas ao comportamento de adolescentes são uma continuação das principais dificuldades dos pais.

Tipicamente, a emergência de um adolescente no ciclo de vida da família resulta em um período de confusão. Os parâmetros das famílias passam por uma avaliação contínua à medida em que os adolescentes passam pelo período de mudanças - fisiológica, cognitiva, emocional ou comportamental. Esse período de mudança é necessário para uma série de ajustamentos psicossociais dentro da família, e o maior deles é baseado na tarefa do desenvolvimento do adolescente de tornar-se independente de seus pais. Como a família reage ao conflito durante este período de ajustamento determina se um processo normal da adolescência será resolvido ou se eles resultaram em uma patologia e em um adolescente em risco.