Aconselhamento Bíblico - as diferenças

Como regra geral, tanto o aconselhamento cristão como o secular partilham o mesmo desejo de ajudar as pessoas a superarem seus problemas, encontrarem significado e alegria na vida, e tornando-se pessoas saudáveis e bem adaptadas, tanto emocionalmente como mentalmente. Grande parte dos conselheiros têm formação superior e tem gasto anos aprendendo seu trabalho.

Leia Mais...

A palavra "aconselhamento" pode ter múltiplos significados, incluindo a oferta de conselhos de encorajamento, a partilha de sabedoria e habilidades, estabelecimento de objetivos, e resolução de conflitos etc. Conselheiros usualmente investigam o passado (independente se o problema aconteceu há uma semana atrás ou durante a infância). Algumas vezes eles exploram possíveis efeitos de desequilíbrios fisiológicos e químicos que podem causar o problema. A maior parte do aconselhamento é a resolução e restauração de conflitos entre pessoas.

Aconselhamento Bíblico - fundamentos

O aconselhamento cristão é distinto do aconselhamento secular. O aconselhamento cristão aponta para outra dimensão. Diferentemente de sistemas psicologicamente integrados, o aconselhamento bíblico procura cuidadosamente descobrir aquelas áreas nas quais o cristão pode estar desobedecendo aos princípios e mandamentos da Escritura e ajudá-lo a aprender como amorosamente submeter-se à vontade de Deus.

Os conselheiros cristãos são capazes de fazer isso porque eles têm um padrão absoluto pelo qual medem seus objetivos e avaliam o estilo de vida de seus aconselhados. Eles vêem a Bíblia como a fonte de toda a verdade. 2 Timóteo 3:16-17 diz "Toda escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra". O conselheiro secular não tem tal padrão, mas em vez disso, usa com as últimas descobertas psicológicas ou norma do sociedade, ambos mudando de acordo com vento dos tempos. Portanto, um conselheiro secular não tem absolutos pelos quais julgue moralmente as escolhas que as pessoas fazem. Os conselheiros cristãos entendem que a Bíblia tem muita sabedoria prática sobre a natureza humana, casamento e família, o sofrimento humano, e muito mais. Usando os conceitos bíblicos em aconselhamento, eles podem instruir as pessoas no modo como elas devem se portar e também demonstra que são responsáveis por suas escolhas. São 119:24 diz: "Os seus testemunhos são meu prazer, são os meus conselheiros.”.

Apesar dos conselheiros cristãos frequentemente usarem habilidades do campo da psicologia e aconselhamento seculares, eles reconhecem que a Bíblia, não a psicologia, é a autoridade final. "Seu divino poder nos deu de tudo de que necessitamos para a vida e para piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para sua própria glória e virtude". (2a. Pedro 1:3). A maior estratégia de um conselheiro cristão é ajudar seus clientes a substituírem o erro, pelas verdade bíblicas à medida que vivem dia-a-dia. Eles sabem que a verdade quando conhecida, acreditada, e obedecida dá liberdade às pessoas. Quando as pessoas são libertas, elas estão preenchendo seu verdadeiro chamado. "Conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará". (João 8:32).