8 Estratégias para Dizer Não


“Digam “sim”quando for sim e “não”, quando for não.”(Tiago 5:12)
Saber dizer não é uma das qualidades mais importantes de nossa vida, em qualquer ocasião e circunstância em que nos encontrarmos.

Sem esta habilidade estaremos sobrecarregados de solicitações e afazeres, não daremos conta de todas elas, comprometendo nossa qualidade de vida, fazendo coisas que não gostamos ou não recebendo o devido mérito pelo nosso esforço.


Leia Mais...

Ao dizer 'não', você pode até achar que as outras pessoas se sentirão ofendidas ou magoadas (e isso é possível), mas você estará também enviando uma forte mensagem que seu tempo é valioso, que você tem prioridades, e que você também respeita a pessoa a quem está dizendo não, pois não está se comprometendo com algo que não conseguirá cumprir ou o fará pela metade. .

Você deve dizer 'não' para tudo que lhe solicitarem? Claro que não! Mas é importante que você saiba o que pode fazer, até onde pode ir, o que realmente gostar de fazer, e se a solicitação se encaixa nas suas prioridades. E é muito importante que se você não quer ou acha que não consegue fazer algo, seja capaz de dizer 'não' sem se prejudicar.

Esta não é uma característica difícil de adquirir. Para aqueles que têm sérios problemas em dizer 'não', seguem algumas estratégias para você experimentar.

1. Tente dizer 'sim' antes

Isto pode soar estranho, mas você estará antecipando um movimento de defesa.. Você dizer 'sim' a uma solicitação (assumindo que você quer fazer o solicitado, mas não tem tempo para fazer agora), e então faça uma de duas coisas:

1) Diga algo assim: 'Com certeza, mas neste momento estou sobrecarregado - você pode aguardar para outra ocasião? Eu não posso me comprometer sem que possa realizar um bom trabalho. Ou

2) então assim: 'Claro, mas você poderia fazer isso ou aquilo antes, assim você me ajudará a fazer o que me pede mais rapidamente?'
Nos dois casos você não está se negando a fazer algo, mas está colocando as condições para a realização. Eu acredito que você só deve usar uma destas frases se você sinceramente quiser fazer o trabalho, mas você não pode fazê-lo agora. Isto o ajuda a postergar um pouco a situação, sem ter que dizer 'não'.

2. Conheça seus compromissos

Para que você possa dizer não, você precisa saber sua situação atual. Você tem que saber a lista das suas atividades atuais. Tenha uma lista de todos os seus compromissos. Com esta lista você poderá acertar sua agenda e definir prioridades. Só anote nela os compromissos assumidos e a mantenha atualizada.

3. Valorize seu tempo

Uma razão pela qual as pessoas não dizem não é por que (talvez no seu subconsciente) sentem que seu tempo não é valioso como o das outras pessoas. Se alguém lhe pede uma coisa que ela pode fazer facilmente sozinha, e você diz sim, você está efetivamente dizendo que o tempo dela é mais valioso que o seu - se não por que você está fazendo se ela pode fazer? Aprenda a valorizar seu tempo - você tem somente uma quantidade finita dele, e é provavelmente seu bem mais valioso - e aprenda como mostrar aos outros que você valoriza seu tempo não aceitando fazer coisas que não precisam ser feitas por você.

4. Adie a decisão

Similar à estratégia 1, esta estratégia sugere que você não se decida imediatamente, não dizendo nem sim nem não, mas peça ao solicitante que o procure mais tarde. Por exemplo, você pode dizer 'Não consigo atendê-lo agora. Podemos conservar amanhã (ou quando você quiser)?” Acontecerá uma de duas coisas: ou você conseguiu adiar o pedido ou o solicitante dá um outro jeito. Algumas vezes, se você adiar duas vezes seguidas, a outra pessoa desistirá de você. Mas não é bom você negar muitas vezes o mesmo pedido, isso pode soar muito mal. Após duas consultas, você deve ter uma resposta definitiva.

5. Seja educado, mas firme.

Um erro muito comum é ser extremamente bonzinho. As pessoas querem dizer “não”, mas fazer com que isso não soe como algo ruim. Se você agir assim, alguém poderá pressionar até conseguir um sim, por que ela acha que existe uma chance de você mudar de idéia. Você tem que passar a mensagem claramente, se você diz não, você não pode mudar de idéia. Mas você não pode ser rude ou grosseiro. Um simples, "Não, eu realmente não posso fazer isso agora' deve ser suficiente.

6. Antecipe-se

Se você sabe que a solicitação está prestes a ser feita, você pode mais facilmente dizer que está ocupado antes de ela realmente fazer a solicitação. Se alguém lhe pede algo, você pode dizer algo como, 'Antes de começar, gostaria de lhe comunicar que estou com compromissos assumidos pelo próximo mês, e não poderei assumir nenhum novo projeto pelos próximos x dias.' Isto alertará a pessoa, e você não poderá se sentir culpado se você tiver que dizer não.

7. 'Eu adoraria, mas'

É similar à estratégia 1. Esta estratégia passa a mensagem que realmente parece ser um projeto muito interessante, mas você não pode por causa da sua agenda e dos compromissos já assumidos. Se ele é genuinamente interessante, você pode dizer algo do tipo 'Parece um projeto muito interessante, e eu gostaria de fazer parte dele'. Ainda sugiro que você ofereça alternativas se possível, indicando outra pessoa ou dando alguma idéia ao projeto. Algumas pessoas aceitam bem este tipo de rejeição e lembrarão de você no futuro.

8. Nunca diga que você sente muito.

Outra vez, respeite seu próprio tempo. Se você se desculpar, passará a mensagem que você está fazendo algo errado em dizer não, que por alguma razão dizer 'não' não é a coisa certa a fazer. É muito tentador se desculpar. Nos normalmente dizemos 'Eu sinto muito, mas...' ou 'Eu adoraria, mas sinto muito' somente por que nos sentimos desconfortáveis em dizer outra coisa. Mas de novo, você está passando a mensagem errada.

Experimente algumas dessas sugestões. Adapte-as a você, e, sem duvidas, seu estado de espírito será melhor, e você agradecerá a si mesmo pela mudança.