Parte 4 Os Papeis da fé tóxica

A. um sistema saudável é feito de individuos com um leque enorme de emoções, intelecto livre vontade e a habilidade de funcionar independentemente. Em um sistema disfuncional, cada individuo exerce um papel necessário para que o sistema funcionar.

Leia Mais...

Uma vez que os indivíduos perderam a habilidade de funcionar independentemente, dependem um do outro atuando seus papeis permitindo que o sistema continue. Esses papeis tem que ser atuados de maneira que aqueles no sistema possam permanecer em sua negação e evitem o esmagador medo da insignificância.

B. Em um sistema disfuncional, os papeis se desenvolvem para suportar o sistema. Cada pessoa deve querer atuar o papel que se torna mais claramente afinado à medida que a adicção se intensifica. As pessoas tornam-se prisioneiras em comportamentos previsíveis que removem Deus e a fé, substituindo-os pela dependência de um conjunto de regras. À medida que o comportamento de uma pessoa alinha-se com uma desses papeis previsíveis, qualquer desvio daquele papel é um sinal de rebelião ao sistema e é tratado rapidamente através do envergonhamento e rejeição. Apesar de que cada papel ser difícil de manter, é mais dificil ainda deixar a segurança e previsibilidade do papel e agir independentemente. Uma pessoa que dá esse passo para trás em direção à realidade torna-se um excluído do sistema

C. Eu um sistema de fé tóxica, seja na família, igreja ou ministério, a pessoa com o papel de perseguidor lidera o grupo. O perseguidor é apoiado por cúmplices, facilitadores e vítimas. Essas pessoas tem uma função primária: permitir que o perseguidor funcione, isolado da realidade. Cada pessoa em cada papel acredita que a organização deva continuar, e é trabalho de cada pessoa distorcer, manipular esconder ou negar a realidade de modo que o sistema tóxico possa seguir adiante. Cada pessoa de diferentes formas protege o perseguidor de rupturas externas que possam impedir a realização da visão do perseguidor.

D. Essas pessoas criam uma realidade falsa por distanciar e isolar o perseguidor do contato com o mundo real. À medida que tornam-se mais comprometidos com o perseguidor e o ministro tóxico, tornam-se dependentes dos comportamentos do papel e dos sentimentos derivados da participação na falsa realidade do sistema tóxico. Uma vez que parem de dar suporte à realidade falsa que permite que o perseguidor e o ministério continue, elas não são mais necessárias ao sistema e são descartadas.


Os papéis


a. O Perseguidor

O perseguidor atua o papel de pai na família. Na igreja é a pessoa que tem a visão que estimula o movimento de que a organização deve continuar, e é trabalho de cada pessoa distorcer, manipular, quando são mais jovens e, portanto não querem arriscar rejeição quando adultos. Antes de confiar em Deus e arriscar ser rejeitado ou traído por Deus, eles focam em que eles fazem em nome de Deus e em que percebem ser as recompenças imediatas enviadas por Deus. Dessa forma perdem toda fé em Deus e se baseiam em suas próprias habilidades para encontrar o favor de Deus. O cumprimento da missão torna-se tudo pelas razões erradas e se cercam de pessoas desejando dizer que o progresso em direção ao alvo é fabuloso.

O Cúmplice.

Para cada perseguidor, há pelo menos um cúmplice que manipula, esquematiza e planeja manter o perseguidor no poder e posição. O perseguidor e o cúmplice trabalham como uma unidade; operam como se fossem um. Ambos são adictos à religião como o meio usado para convencer outros que a pessoa a quem estão alinhados é a que tem a visão e que encontrarão significado em seguir. Perseguidores freqüentemente foram rejeitados em uma ocasião significativa para eles. Várias pessoas trabalham juntas formando um time de “Sim, senhor” que fará qualquer coisa para proteger e defender o perseguidor. Eles alimentam o ego do perseguidor e em seguida obscurecem-lhe a realidade. Quando há um confllito, usualmente encontram um meio de concordar com o perseguidor e apoiar a sua posição. Eles são leais em todos os sentidos. Em um sistema de fé tóxica, estes são os seguidores mais perigoso por causa do seu compromisso pró-ativas para manter o sistema intacto. Sua fé imorredoura no perseguidor é a razão porque tantos continuarão a apoiar essa pessoa quando rumor, problemas ou admissão do erro quando isso aparece.


c. O Facilitador.

Enquanto o cúmplice trabalha ativamente para manter o perseguidor no poder, o papel do facilitador é mais passivo. Eles permitem, mais do que promovem, a vitimização. Eles não são ativos na tomada de decisões da organização, mas de bom grado apoiam as decisões tomadas no topo. Eles sabem que algo suspeito está acontecendo, mas eles não querem balançar o barco, chamando a atenção para aquilo.. Eles estão recebendo seu valor servindo alguma coisa “significativa, portanto, propositalmente não “vêem as coisas”. Assim justificndo suas atividades facilitadoras. O facilitador medroso esperará até que alguém intervenha. Esperam por, mas têm medo de trabalhar para a mudança. Em vez disso, eles trabalham como bestas de carga, porque eles se sentem responsáveis por tudo

d. Vítimas

Vítimas colocam sua completa confiança nos dirigentes do sistema de fé tóxica e tornam-se, vítimas silenciosas de algo que não entendem. Elas temem a rejeição e abandono tanto que eles preferem ser membro explorada de alguma coisa do que estar por conta própria e fazer parte de nada. Exerce uma obediência cega

e. O Banido

Este é o único papel no sistema de fé tóxica que não é motivada pela dependência. Em qualquer sistema tóxico, geralmente há alguém que pode ver o problema e confronta-lo. Em um sistema saudável, as pessoas servindo a organização respeitam a pessoa e a posição de liderança. Para permanecer saudável, também deve haver respeito pelos trabalhadores. Quando não há respeito, não há permissão para que as "mãos contratados" discordem,. Se eles não gostam de alguma coisa, eles são rotulados como queixosos, pensadores negativos, e não jogam em equipe. O sistema tóxico não tem lugar para qualquer um que desafie a integridade ou discorde dos métodos do líder. A pessoa que não está disposta a entrar nos jogos dos perseguidores e conspiradores, será banido. Eles perdem os seus amigos e igreja, porque eles mantiveram suas convicções.