Onze características de um sistema de fé tóxica

adicção religiosa é desenvolvida em um sistema de fé tóxica. As características seguintes são diferentes de sistemas, igrejas e ministérios comprometidos no crescimento da fé e desenvolvimento de seu relacionamento com Deus.

Leia Mais...

2. Reivindicações “especiais”:

a. Os líderes de sistemas de fé tóxica reivindicam um canal especial a Deus que os coloca em um nível acima de todos os outros na igreja que cria uma atmosfera de inacessibilidade. O líder pode usar essa superioridade para manipular seus seguidores que ou crêem e obedecem ou sofrerão conseqüências.

b. Nos sistemas de fé tóxica o ministro se estabelecerá como se ele/ela tivessem um destino ou missão especial que ninguém mais pode cumprir, a não ser ele/ela mesmo. Essa unção ou chamado especial muitas vezes nada mais é que a necessidade patológica de ser validado ou estimado. Esse líder também afirma poderes especiais de Deus, como a habilidade de cura sobrenatural.

c. Os seguidores vitimizados, buscando um relacionamento com Deus mas focando mais no líder que em Deus, perdem contacto com Deus e freqüentemente abandonam a fé permanentemente. Lealdade mau direcionada permite que as ilusões do líder cresçam e destrua a fé dos que lhe são leais.

A única esperança para todos os envolvidos é para o líder que afirma ser um oficial especial de Deus ser forçado a prestar contas ou seria destronado para proteger outras vitimas potenciais.

3. Autoritarismo

a. Igrejas e ministérios começam e crescem através da visão de um líder forte. O líder autoritário chega ao poder por conta de uma personalidade determinada acompanhada de talento e carisma. Um sistema tóxico surge quando aquele líder muda para um estilo livre de controle e sem uma prestação de contas real. Freqüentemente, esse ministério é a primeira experiência de autoridade para o líder.

b. Os que trabalham em um ambiente como esse, percebem que ou concordam com a direção do ministro ou saem do ministério. Não há espaço para negociação uma vez que lideres ditatoriais acreditam que todos devem se submeter às suas ordens sem perguntas. Aqueles que temem por seus empregos ou que tenham dificuldades para conseguir trabalho semelhante concordarão com o líder, sem questionar certas decisões ou ações que aparentam ser erradas. Tanto o líder quanto pessoas negam mutuamente a estrutura de prestação de contas e descartam a opção de criar estruturas de prestação de contas e a implantação de proteção no sistema.


4. Estrutura de pensamento “nós contra eles”


a. Adictos religiosos estão em guerra com o mundo para proteger seu terreno e estabelecer-se como pessoas piedosas que não podem ser comparadas a outras pessoas. Vêm-se como pontas de lança no ministério e outras pessoas precisam enxergar a luz.

b. Os que participam dessa sociedade exclusiva acreditam que estão servindo Deus mas eles estão servindo uma pessoa e os conceitos dessa pessoa quanto ao que deve ser e não ser.

c. Qualquer exame do ministério é visto como um ataque do inimigo.

5. Punitivo por natureza

a. O ministro adicto ao poder pune e exclui do sistema qualquer pessoa que perturbe o status quo

B. Para o público externo, todo o ministério aparece negativo e punitivo, fora de equilíbrio e distorcido quanto ao amor, aceitação e perdão dados por Deus e Seu Filho.

6. Serviço esmagador.

Pessoas esgotam-se pela demanda de serviço de um sistema que alimenta personalidades compulsivas.

7. Seguidores em sofrimento.

Muitos adictos religiosos no sistema são doentes fisicamente, perturbados emocionalmente e mortos espiritualmente porque estão olhando para o líder e ministro esperando receber deles o que somente Deus pode dar.

8. Comunicações fechadas

a. As comunicações são do alto para baixo ou de dentro para fora. Aqueles no topo não ouvem mais as percepções e necessidades das pessoas. Os adictos dentro do sistema não se preocupam mais com as necessidades das pessoas do lado de fora.

b. Alguém no sistema tem o trabalho de proteger o líder da verdade aplacando aquele que discordam e satisfazendo aqueles que querem uma palavra direta com o líder. O tenente nunca deve dizer ao líder nada a não ser o que ele ou ela querem ouvir.

c. A organização finalmente torna-se não efetiva porque ela perde o contacto com as pessoas a quem está designada a servir, como um pai perde o toque com seus filhos.


9. Legalismo. O que você faz é mais importante que o que você é. Desempenho é critério

10. Falta de prestação de contas adequada

a. essa é a chave para um sistema de fé tóxico. Se os adictos estiverem em relacionamentos saudáveis e responsáveis com outros, a fé tóxica não teria permissao para florescer.

b. Uma pessoa responsável apenas a Deus é uma persona fora de controle


11. Rotulação

a. Rotulação tenta desumanizar pessoas de modo que descartá-las ou suas opinioes fica muito mais fácil. Em vez de dizer que Zé do Mato fez um comentário negativo, o adicto proclama que ele é um “traidor” ou tem um “espírito critico”. Rótulos tornam-se pontos de reagrupamento sob os quais seguidores podem ser conduzidos a agir para acabar com uma revolta. Uma vez que o rótulo está posto, torna-se mais dificil ver aquela pessoa como um humano com necessidades reais e potencial para bom julgamento