E o AA? E o Programa dos Doze Passos?


  • Os Doze Passos de Alcoólicos Anônimos são basicamente uma abordagem confiável e ordenada da recuperação do alcoolismo e outras formas de dependências. Bill Wilson, o autor original dos Passos, e o Dr. Bob Smith, seu co-fundador tiveram relacionamentos vitais com cristãos. Uma dessas pessoas foi o Reverendo Samuel Shoemaker, um evangelista bem conhecido do início do século 20. Algumas das pessoas envolvidas no início de AA tinham vindo a Cristo através de Shoemaker. Também, através de uma irmandade chamada Oxford Groups, eles tiveram contato com vários cristãos sinceros.

    Bill Wilson queria que os Doze Passos fossem um esboço expandido das ações progressivas que levavam a uma vida nova e mudada. Foi somente mais tarde que as afirmações mais abertamente “religiosas” foram retiradas. Nós não devemos julgar o AA, pois ele nunca teve a intenção de ser um grupo cristão. No entanto, mesmo hoje, o AA (praticado corretamente) encoraja a pessoa a conseguir instrução espiritual e companheirismo da Igreja e outras organizações religiosas além de si.


  • Não há nada nos Doze Passos que contradiga as Escrituras diretamente. Eles consistem no seguinte: admissão da derrota pessoal, quebrantamento, entrega da vida e da vontade aos cuidados de Deus, confissão, restituições, aquisição das disciplinas espirituais da oração e devoção pessoal, e um desejo de alcançar outros. Os Doze Passos são um modo simples e ordenado de aplicar os princípios bíblicos contidos no programa. Eles têm uma progressão natural que serve como um esboço de discipulado que se ajusta às necessidades únicas do dependente. Isso nos dá uma base sobre a qual construir – usando os Doze Passos como um veículo para conduzi-los a um relacionamento crescente com Jesus Cristo em direção a verdades espirituais mais profundas. Afirmamos que o primeiro objetivo do Programa dos Doze Passos é levar o dependente a uma amizade com Deus, e não fazer alguém parar de beber. É conduzir a pessoa a uma amizade com Deus cujo resultado é a recuperação de nossas feridas, dependências e maus hábitos (João 15:14; Tiago 4:4)


  • No Celebrando a Recuperação, nós identificamos Jesus Cristo como nosso Poder Superior, usamos a Bíblia como fonte de referência, mais os Oito Princípios de Recuperação baseados nas nove Bem Aventuranças.