Porque evitar relacionamentos românticos?

  • Para evitar perder o foco em questões pessoais, pois para os dependentes, mudanças reais permanentes ocorrem apenas ao longo e doloroso processo de autodescobertas. Isso envolve o entendimento de seus próprios comportamentos adictivos, suas emoções reprimidas, e padrões de pensamento destrutivos. No entanto, sua negação usa os sentimentos e comportamentos dos outros para evitar enfrentar sua própria dor e desonestidade e assumir responsabilidades por suas ações controladoras e vergonhosas. Um relacionamento romântico, com um intenso foco na outra pessoa muito cedo na recuperação, provocará um “curto circuito” no processo de reconexão consigo mesmo e em tornar-se responsável por seus próprios sentimentos e comportamentos.


  • Para evitar as ilusões e desonestidade da paixão cega. A fase inicial da recuperação é sempre uma ocasião muito emocional e dolorosa. Essa dor pode ser uma motivadora importante para a recuperação, incentivando a dar os difíceis passos necessários para que mudanças reais aconteçam. Apaixonar-se (e tirar o foco de si mesmo) pode criar um falso senso de bem estar. No amedrontador, estranho e freqüentemente doloroso início da recuperação, tornar-se especial para uma pessoa é um tremendo amplificador do ego. Isso pode criar no dependente a ilusão de estar muito adiante no processo de recuperação do que realmente está. Adicionalmente, o compromisso com a ”honestidade rigorosa” é usualmente deixada de lado pois ele se esforçará para criar a melhor impressão possível para ganhar as afeições da outra pessoa.


  • Todo dependente é também um codependente. O não envolvimento emocional previne a recaída por conta do estresse da codependência. Uma definição simples de codependência é usar a outra pessoa para criar sentimentos agradáveis em nós mesmos. Pessoas no início da recuperação podem facilmente transferir sua dependência do álcool e outras drogas ou de qualquer outro comportamento, para a dependência de outra pessoa. Até entenderem o que está relacionado com sua própria codependência, poderão voltar aos antigos meios desonestos e insanos de relacionamento. Por si mesmo, o estresse do início da recuperação freqüentemente resulta em recaída. Usar atitudes inadequadas e insanas para lidar com o relacionamento afetivo criará frustração e mais estresse, abrindo a porta ao uso de álcool e outras drogas ou à atuação dos antigos comportamentos compulsivos, por que esse é o modo pelo qual o dependente sempre lidou com emoções difíceis.


  • Evita a armadilha sexual. Dependentes no início da recuperação são especialmente vulneráveis à tentação sexual. Um relacionamento romântico muito cedo é garantia de fracasso nessa área. Eles se envolvem em atividade sexual porque não sabem como se relacionar de forma verdadeiramente íntima e sofrem de uma séria falta de autocontrole. Para a maioria, sexo é como outra ‘droga’. O estado alterado de consciência que ele cria pode dar a pessoas em sofrimento a falsa sensação de bem estar e alivia os sentimentos de dor e insegurança. Falhar nesta área pode ser extremamente devastador, causando um tremendo senso de incompetência e desencorajamento. E, se eles não mudarem essa maneira inadequada de lidar com o sexo, o resultado é um sério estado de desonestidade que sabota o processo da recuperação.


  • Evita facilitadores e “quebra-galhos”. Há pessoas que se atraem romanticamente a outros que estão em programas de recuperação. Essas pessoas, usualmente, tem sérios problemas com a codependência em suas vidas. São pessoas que são facilitadoras ou “quebra-galhos” e de fato, são atraídas a pessoas problemáticas. Costumam negar sua própria necessidade de recuperação, e usualmente pressionam os dependentes para deixar o programa prematuramente, convencendo-os de que eles não estão tão mal assim ou o que eles precisam é de um bom parceiro ou parceira para melhorarem.


  • Evita o corte de relacionamentos com outros em recuperação. Os dependentes costumam usar pessoas para criar bons sentimentos em si mesmos. Com isso, todos os seu relacionamentos, especialmente os românticos, são completamente autocentrados. Uma das mais importantes fases do início da recuperação é aprender a relacionar-se com outros de ambos os sexos de forma honesta, não romântica e íntima. Isso pode ser uma experiência tremendamente restauradora. No entanto, envolver-se em um relacionamento “exclusivo” certamente irá burlar esse processo. O resultado é perder a bênção de relacionamentos positivos e significativos com outras pessoas em recuperação em honestidade e auto-revelação mútuas.


  • Essas são algumas razões por que no Celebrando a Recuperação há a importante regra de que os grupos de interesse sejam constituídos apenas de pessoas do mesmo sexo. Além de permitir a troca de experiências sem constrangimentos, evitam-se envolvimentos emocionais.