Porque o dependente precisa de mais aconselhamento?

Porque o dependente precisa de mais aconselhamento se ele teve uma experiência de salvação genuína?


  • Há uma boa diferença entre “abstinência” e “recuperação”. Maior desafio que o de parar com o uso do álcool e outras drogas é o do desenvolvimento de um estilo de vida novo e saudável, livre da química. O aconselhamento específico quanto à dependência é necessário para ajudar as pessoas a superar as conseqüências profundas e destrutivas do alcoolismo e adicções a outras drogas. Sem o tipo certo de ajuda, os dependentes podem voltar ao uso de químicos ou desenvolverão algum outro comportamento compulsivo para lidar com as ansiedades da vida e dificuldades não resolvidas que agem contra a recuperação.


  • Recuperação e a “natureza pecadora” tem forte relação. Nossa natureza pecaminosa, apesar de crucificada em Cristo, ainda exerce uma influencia que não é sempre aparente. A visão de mundo inteira do dependente foi moldada pelo processo adictivo. Esses são os elementos de sua “natureza pecadora” ou “carne”, com a qual ele lutará por quanto tempo permanecer neste mundo. Eles podem se erguer eventualmente e causar sua derrota. Dependentes precisam da ajuda de conselheiros treinados que, através de um processo de discipulado intensivo, os ensinará a ser “transformados pela renovação de suas mentes” (Romanos 12:2) e aprender como “andar no Espírito para não satisfazer os desejos da carne” (Gálatas 5:16)


  • Grande problema para a recuperação é a negação. Jesus disse: “... a verdade vos libertará” (João 8:32). Todo dependente deve superar a negação através da verdade Se não, tropeçará em sua recuperação, voltando ao uso ativo do álcool e outras drogas ou ao seu antigo comportamento compulsivo. Salomão percebeu isso quando disse “todos os caminhos do homem lhe parecem puros, mas o Senhor avalia o espírito” (Provérbios 16:2). A Bíblia torna claro que o homem tem uma habilidade temerosa de tornar-se auto-enganado. (Jeremias 17:9). Em nenhum outro lugar isso é ilustrado tão poderosamente quando na área das dependências.