E a respeito de dizer que “uma vez alcoólatra sempre alcoólatra”?


E a respeito de dizer que “uma vez alcoólatra sempre alcoólatra”?

  • A Graça de Deus livra um dependente da compulsão a beber. Ela muda o modo de pensar e o controle da vida é readquirido e o dependente passa a viver uma vida de sobriedade e contentamento. no Celebrando a Recuperação muitos testificam de uma experiência na qual o poder do Espírito de Deus realmente os livrou do desejo compulsivo de usar o álcool e outras drogas. Apesar disso, o dependente nascido de novo lutará com todas as conseqüências remanescentes de sua dependência.


  • Ao nível fisiológico, ele será sempre sensível ao álcool. O uso de uma pequena quantidade de álcool pode ativar os mecanismos químicos da dependência levando a uma recaída e possível compulsão. Abstinência total (evitar o primeiro gole) portanto, é de lei. Isso permanecerá com a pessoa em recuperação até que seja glorificada pelo Senhor e receba seu novo corpo. Aceitando esse fato, o dependente em recuperação será muito mais diligente em abster-se do beber ou do uso casual da droga. Ele reconhece as terríveis conseqüências do uso mesmo que moderado do álcool e outras drogas. Se o dependente em recuperação permanece abstinente, essas conseqüências físicas da dependência não irão afetar sua vida e caminhada cristãs.


  • Recuperação significa superar as atitudes destrutivas, emoções distorcidas e padrões de pensamento deturpados. Isso não desaparece no renascimento espiritual. Dizer que um alcoólatra ou dependente está em “recuperação” implica que ele está superando algumas atitudes profundamente enraizadas que o mantém preso em sua dependência, incluindo: orgulho e grandiosidade, rebelião contra autoridades, desonestidade, manipulação, projeção de culpa, ressentimentos, procrastinação, etc. Todos esses defeitos de caráter são comuns a praticamente todos os dependentes que, se não forem tratados diretamente, levarão ao fracasso.