O "vá" da preparação

9.o Passo: "Fizemos reparações diretas a tais pessoas, sempre que possível, exceto quando fazê-lo implicasse prejudicá-las ou a terceiros”

“... se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão te alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus”

Mt 5:23-24

É fácil para nós imaginar que de repente chegaremos a um ponto em nossas vidas onde estaremos completamente preparados, mas a preparação não é alcançada repentinamente. Na verdade é um processo que deve ser mantido sem vacilação. É perigoso tornar-se acomodado e complacente em nosso nível atual de experiência. A vida cristã requer preparação e mais preparação.

O senso de sacrifício na vida cristã é prontamente atraente para um novo cristão. De um ponto de vista humano, a única coisa que nos atrai a Jesus Cristo é nosso senso do heróico, e um exame acurado de nós mesmos pelas palavras de Jesus Cristo repentinamente põe em teste essa onde de entusiasmo: “... vá logo fazer as pazes com o seu irmão...”. O “vá” da preparação é permitir que a Palavra de Deus o examine minuciosamente. Seu senso de sacrifício heróico não é bom o suficiente. A coisa que o Espírito de Deus irá detectar em você é a sua natureza que nunca pode trabalhar em Seu serviço. E ninguém a não ser Deus pode detectar essa natureza em você. Você tem alguma coisa a esconder do Senhor? Se você tiver, então permita que Deus busque e você com Sua luz. Se houver um pecado em sua vida, não o admita apenas – confesse-o. Você está querendo obedecer a seu Senhor e Mestre, seja qual for a humilhação que o que é seu direito possa sofrer?

Nunca descarte a convicção que o Espírito Santo traz a você. Se ela é importante o bastante para o Espírito de Deus trazê-la à sua mente, isso é a própria coisa que Ele está detectando em você. Você está procurando alguma coisa grande para abrir mão, enquanto Deus está lhe dizendo de alguma coisa pequena que deve ser abandonada. Mas por trás daquela pequena coisa jaz a fortaleza da obstinação, e você diz “eu não abro mão do meu direito a mim mesmo” – a própria coisa que Deus tem intenção que você abra mão se você desejar ser um discípulo de Jesus Cristo.