O que é codependência? Qual é a definição?

O conceito original de codependência surgiu para o reconhecimento de respostas e comportamentos desenvolvidos pelas pessoas que viviam com um alcoólatra ou dependente de outras drogas. Percebeu-se que essas pessoas viviam segundo padrões de conduta comuns entre elas, resultante da situação disfuncional vivida por longo tempo. Esses padrões disfuncionais de vida e de tomada de decisões vinham sendo desenvolvidos desde a infância como resposta a regras familiares. Assim, um conjunto de comportamentos compulsivos e de má adaptação é aprendido por membros de famílias disfuncionais como manobras de sobrevivência para lidarem com grande sofrimento e estresse emocional.

A má adaptação é a inabilidade em desenvolver comportamentos que atendam suas necessidades emocionais. Comportamento compulsivo é o estado psicológico no qual alguém age contra sua própria vontade e o desejo consciente de agir de forma diferente.

As fontes desse grande sofrimento emocional ou de muito estresse são a dependência química; uma doença mental crônica; uma doença física crônica; abuso sexual; abuso emocional; o divórcio, com um ambiente super crítico ou não amoroso.

Como adultos, o codependente tem uma grande tendência em envolver-se em relacionamentos que não são confiáveis, emocionalmente indisponíveis, ou muito carentes. O codependente tenta controlar todas as coisas dentro do relacionamento sem se preocupar com suas próprias necessidades e desejos; dispõe-se a si mesmo para uma não completude contínua.

Mesmo quando o codependente encontra alguém com limites saudáveis, ainda opera segundo seu próprio sistema; normalmente não se envolvem muito com pessoas que têm fronteira saudáveis. Isso evidentemente cria problemas que continuam a se reciclar, ou seja, o codependente estranha o relacionamento com pessoas que têm fronteiras saudáveis e boas condições de resolução de problemas, então os problemas continuam em cada novo relacionamento.

Como saber se sou um codependente?

Geralmente, se você se sente constantemente insatisfeito em seus relacionamentos, tende a ser indireto, não afirmando claramente aquilo que você deseja, percebe que você não se diverte muito ou outras pessoas chamam sua atenção para isso preste atenção: essas são algumas das características que indicamo a codependência.

Quais são alguns dos sintomas?

Comportamento controlador

Desconfiança

Perfeccionismo

Evitar sentimentos

Problemas com intimidade

Cuidado excessivo de outros

Uma super vigilância (uma consciência aguçada em relação a ameaças ou perigos potenciais)

Doenças físicas relacionadas à ansiedade.