Sou Bem Aventurado assim?


2.o Princípio:

Eu acredito de todo o coração que Deus existe, que Ele se importa comigo e que tem o poder de me ajudar em minha recuperação.
“Felizes os que choram, pois Deus os consolará."

“Bem aventurados são…” (Mateus 5:3-11)

Quando lemos as declarações de Jesus pela primeira vez, elas parecem maravilhosamente simples e em nada surpreendentes, e penetram sem serem notadas em nossas mentes subconscientes. Por exemplo, as Bem Aventuranças inicialmente parecem ser apenas preceitos bonitos e confortantes para pessoas abertamente espirituais e aparentemente inúteis, mas de muito pouco uso prático no mundo rígido, apressado em que vivemos. Logo, porém, descobrimos que as Bem Aventuranças contém a "dinamite” do Espírito Santo. E elas "explodem” quando as circunstâncias de nossas vidas causam isso. Quando o Santo Espírito traz uma das Bem Aventuranças às nossas mentes, dizemos, “que afirmação maravilhosa é essa!”. Então precisamos decidir se aceitamos ou não a tremenda revolução que acontecerá em nossas circunstâncias se obedecermos a Suas palavras. Essa é a forma como o Espírito Santo trabalha. Não precisamos termos nascido de novo para aplicar o Sermão da Montanha literalmente. A interpretação literal do Sermão da Montanha é tão fácil como uma brincadeira de crianças. Mas a interpretação feita pelo Espírito de Deus enquanto Ele aplica as afirmações às nossas circunstâncias é o difícil e exigente trabalho de um santo.

Os ensinos de Jesus ficam todos fora de proporção quando comparados à nossa natural maneira de olhar as coisas, e eles chegam inicialmente com surpreendente desconforto. Gradualmente devemos confrontar nosso caminhar e conversação com os preceitos de Jesus Cristo à medida que o Espírito Santo os aplique em nossas circunstâncias. O Sermão da Montanha não é um conjunto de regras e regulamentos – é um retrato da vida que viveremos quando o Espírito Santo tiver Seu caminho desimpedido conosco. (Oswald Chambers, 25/07)