Fé Tóxica (3.a parte) 7 padrões de pensamentos irracionais comuns na adicção religiosa

1. Pensamentos extremados: impulsionado por mentalidade de ou tudo ou nada, preto ou branco (não há cinza; do meu jeito ou nada) tornando o adicto muito duro consigo mesmo e outros.
Leia Mais...

Continuação

Baixe o artigo todo
2. Chega a conclusões inválidas, não baseadas na realidade; pensamento global, ou seja, usando palavras como “nunca”, “sempre”

3. Filtram fora o positivo e distorcem a realidade. Essas pessoas ouvem seletivamente apenas o negativo e conseqüentemente são negativos sobre tudo, especialmente consigo mesmo; em resposta a sugestões, dizem, “sim, mas...”

4. Filtram fora o negativo e distorcem a realidade. Essas pessoas ouvem seletivamente apenas o positivo para protegerem-se de sua já baixa auto-estima. Permitem a si o que condenariam em outros. Grande quantidade de escombros relacionais; o peso da restituição pode ser esmagador quando finalmente se dão conta do estrago.

5. Pensar com o coração; sentimentos tornam-se a base da realidade porque pensam que sua percepção é “certamente acurada”.

6. Pensamento “tenho que, deveria” constante auto condenação por não ser capaz de atender expectativas suas e de outros.

7. Codependência: pensamento egocêntrico de ser responsável por tudo; deve estar no controle; olhos sempre nas necessidades de outros às expensas de suas próprias necessidades.